Levar alguém que você gosta na garupa da sua moto torna qualquer passeio ainda mais agradável. Porém, exige cuidados, confira:
Pilotagem
Pilotar sozinho e pilotar com garupa deve ser levemente diferente. A começar pela aceleração e frenagem. Apesar de você talvez não sentir os impactos desses movimentos enquanto pilota, eles afetam (e muito) quem está na garupa.
- Por isso, procure sempre no mínimo duplicar as distâncias para aceleração e frenagem quando tiver alguém contigo na moto. Na frenagem, desacelerar usando as reduções do câmbio e eventualmente utilizando o freio traseiro (reservando a força do freio dianteiro para situações realmente necessárias) é uma boa ideia.
- Além disso, também é importante estar atento aos movimentos feitos nas curvas. Com um garupa, cuide para não fazer mudanças bruscas na direção. Busque obter gradativamente a inclinação necessária para fazer a curva tranquilamente. Não assustando seu garupa você evita que ele faça movimentos bruscos e prejudique a sua pilotagem.
Os efeitos do garupa na moto
Mas não é só na sua pilotagem que o garupa interfere. O consumo de combustível também aumenta quando há duas pessoas sobre a moto e nas retomadas, dependendo da cilindrada, a moto poderá ficar mais lenta.
É importante que você saiba disso principalmente nos momentos de ultrapassagens, para poder antecipar o que de fato vai acontecer. Ter em mente que você vai perder um terço do desempenho normal da moto pode ajudar a se planejar.
Agora é com você. Coloque isso tudo em prática e torne seus passeios e viagens com garupa mais seguros, divertidos e inesquecíveis!
Fonte: HT Moto Turismo