DICA 01 – Não coloque objetos de valor ou presentes que não podem ser substituídos na mala que vai despachar. Lembre-se de que as companhias aéreas permitem que você leve consigo uma bolsa/mochila de mão e, em vôos internacionais, malas “cabin size”, que podem levar até 10 kg e cabem no bagageiro interno dos aviões, então procure deixar esses itens nessas malas.
DICA 02 – Guarde as notas fiscais de todos os itens comprados no exterior. Com elas, em casos de roubo você pode entrar com um processo contra a companhia ou contra o aeroporto e ao menos reaver em dinheiro o que você perdeu em bens. Claro que não é o que a gente deseja quando traz recordações de viagens, mas pelo menos não deixa impune quem nos tirou nossos bens.
DICA 03 – Fotografe as malas prontas antes de fechá-las. Quanto mais provas você juntar, melhor. Se a sua mala não chegar, a responsabilidade é da companhia aérea com a qual você viajou.
Além de roubos, o que acontece muitas vezes também dentro de aeroportos grandes, é a troca de bagagens – principalmente quando muitas malas “lisas” azuis, pretas e marrons se misturam. Para evitar que isso aconteça, procure diferenciar a sua bagagem – seja com etiquetas grandes ou escolhendo malas diferentes.
E aí, bora colocar o pé na estrada?
Fonte: ht mototurismo