Existem pessoas que não conseguem largar o celular e passam horas e horas digitando e enviando mensagens. No entanto, muitas delas não sabem que esse hábito pode trazer problemas para as mãos e dedos. Como alertou o ortopedista Mateus Saito, hoje em dia é cada vez mais frequente encontrar pacientes com doenças provocadas pelo uso excessivo de celular, principalmente quando eles usam só o polegar para digitar e navegar.
A primeira complicação que o excesso de digitação pode causar é a mialgia, que é uma dor nos músculos das mãos; depois, ela pode evoluir para a artrite, inflamação da articulação do polegar.
Por último, pode acontecer a tendinite, que é a inflamação dos tendões do polegar.
Como prevenção, a dica é segurar o celular com apenas uma das mãos e digitar com o indicador, evitando o uso só do polegar. Segundo o ortopedista, na maioria dos casos, o tratamento é feito com repouso, analgésico e bolsa de gelo, mas o paciente deve também ter bom senso e deixar o celular um pouco de lado.
Existem ainda alguns exercícios que podem aliviar ou até mesmo evitar dores nas mãos – a terapeuta ocupacional mostrou alguns movimentos que podem ser feitos com massinhas que podem ajudar a fortalecer a musculatura. Quem sente muita dor, no entanto, não deve fazer esses exercícios, como alertou a especialista. O ortopedista Mateus Saito acrescenta ainda que pessoas que trabalham com as mãos devem se preocupar um pouco mais com a saúde das mãos.
Fonte: Bem Estar