Você sabe como surgiram as motocicletas?

15-10-14

Europa, século XVIII

Hora de fazer uma viagem no tempo (e no espaço) para a Europa do século XVIII. Como você deve imaginar, naquela época as opções de lazer não eram tão variadas como hoje em dia. Assim, era comum que visionários, cientistas e aventureiros usassem seus cérebros para projetar novas possibilidades.

Em 1790, na França, um primeiro protótipo do que hoje é a motocicleta nasceu. Conde de Sivrac uniu duas rodas do mesmo tamanho por meio de uma pequena tábua de madeira e movimentou seus pés no chão alternadamente. Esse novo veículo foi batizado de celerífero.

O tempo passou e em 1817 o alemão Barão Drals percebeu que era possível aperfeiçoar o projeto do “vizinho” francês. Para isso, instalou um eixo vertical e um “garfo” na roda dianteira, o que fez com que a partir de então o novo veículo pudesse ser de verdade guiado por quem o comandava. À essa evolução, deu-se o nome de Draisienne.

Mas você deve concordar que este veículo ainda estava longe da perfeição, não é mesmo? Eram precisos mais esforços para torná-lo uma verdadeira motocicleta. E esses esforços vieram logo na sequência…

O pai do motociclismo

Na Alemanha, desde pequenoGotlieb Daimler mostrou que levava jeito para engenharia mecânica. Depois de formado, o jovem começou a trabalhar para a Gasmotore-Fabric Deutz, dirigida por Nikolaus Otto (inventor do motor de ciclo Otto).

Porém, por conta de divergências de pensamento com o patrão, Daimler foi demitido, e resolveu usar o dinheiro que recebeu de indenização para iniciar seu próprio negócio.

Como parceiro, Daimler escolheu seu ex-colega Wilhelm Maybach. Ambos começaram a trabalhar em uma oficina improvisada no quintal da casa de Daimler e em pouco tempo provaram que não estavam para brincadeira. Em 1855 os dois apresentaram seu primeiro grande projeto, um motor de 264 centímetros cúbicos com meio cavalo de força a 500 rotações por minuto. O carrilhão, como foi denominado esse motor, tornou-se um sucesso e permitiu que seus inventores dessem um passo a mais…

Com o carrilhão e um monte de outras peças fundamentais, em 29 de agosto de 1855 Daimler obteve o registro número 36.423 no Departamento Imperial de Patentes para seu invento batizado de Einsper, que tinha um motor que gerava 0,5 cavalos de força a 600 rotações por minuto e chamou bastante a atenção do público.

Em novembro daquele mesmo ano o teste final do novo veículo percorreu três quilômetros em meia hora, a uma velocidade média de 6km/h. Nascia o primeiro motociclo…

 

Fonte: Htmototurismo