Quando estamos estressadas, o bom mesmo é sair para uma corridinha, certo? Contrariando o senso comum, parece que a resposta é outra. Exercitar-se buscando a paz de espírito pode levar você para o caminho das lesões.
Descontar no treino parece uma ótima saída para aliviar a pressão dos problemas no escritório ou em casa. Mas, segundo pesquisa do Penn State Hershey Medical Group (Estados Unidos), encarar um treino de cabeça quente pode levar você para o estaleiro.
O hormônio liberado quando estamos estressadas, o cortisol, enfraquece o sistema imunológico, enrijece os músculos e afeta até a densidade óssea. Ainda, de tão focado nos problemas, quem está nervoso não percebe os sinais que o corpo manda e pode acelerar a contusão.
A estratégia recomendada é pensar no presente. Procure engajar-se nas experiências sensoriais do momento. Correr em um cenário bonito, onde a paisagem e as pessoas ao redor possam distrair sua mente, também ajuda. Situações desagradáveis devem ficar para trás, enquanto você coloca um pé na frente do outro.
Uma dica é mentalizar um cofre. Coloque lá todos os problemas e tranque, enquanto sai para correr. Você poderá cuidar de tudo depois de reservar um tempo para si própria.
Fonte: Lucilia Diniz